5 vantagens ao terceirizar serviços de condomínios

5 vantagens ao terceirizar serviços de condomínios

Administrar um condomínio pode ser um verdadeiro desafio. Lidar com burocracias comuns, manutenções e com os próprios condôminos pode exigir mais tempo e esforço do que o esperado. 

Com o aumento de condomínios, dos tipos de condomínios e do tamanho deles, a demanda de serviço relacionados a eles também aumentou. Seja de condomínios residenciais ou empresariais, a terceirização é uma opção extremamente viável. 

Ao optar por este tipo de mão de obra, o síndico consegue aliviar parte das responsabilidades burocráticas de contratação, enquanto os serviços são feitos por profissionais treinados e capacitados. 

Serviços que podem ser terceirizados em um condomínio: limpeza, manutenção, vigilância, zeladoria, portaria, gerenciamento, administração. Por conta da Reforma Trabalhista, de 2017, qualquer atividade pode ser terceirizada, desde que o contrato seja feito entre contratante e empresa prestadora de serviços.

Das grandes vantagens que se tem ao terceirizar os serviços condominiais, vamos abordar 5 principais:

1- Gastos controlados

Contratar, treinar, demitir são atividades que geram um custo para um condomínio. Demais direitos e encargos de um funcionário de carteira assinada também podem sair caro. Além de serem custos variáveis. Não se pode ter certeza que o gasto com um colaborador CLT será sempre o mesmo.

Ao contratar uma empresa prestadora de serviços terceirizados, o valor é acordado entre as partes. Geralmente, são doze parcelas anuais a serem pagas, dependendo do período de contrato. O gasto será só aquele, sem adicionais de férias, 13º, licenças etc. 

Isso, em uma prestação de contas aos condôminos, pode ser extremamente vantajoso. É possível apresentar uma previsão de gastos anuais, sem muitas variações. Quando a taxa do condomínio for cobrada, os condôminos já saberão o que esperar.

Pela diminuição de encargos gerados de uma contratação direta, é possível que os custos para o condomínio diminuam.   

2- Menos burocracia e responsabilidades

Ao terceirizar o serviço, não há vínculo entre condomínio e a mão de obra contratada. Não é de responsabilidade do condomínio tratar de férias, direitos trabalhistas, licenças e demais questões burocráticas. 

A burocracia é entre o condomínio contratante e a empresa prestadora de serviços. É o único contrato a se lidar. Basta que o condomínio pague pelo serviço, enquanto cabe a empresa contratada executá-lo. 

Caso o funcionário venha a faltar, cabe a empresa prestadora de serviços repor com outra pessoa. Toda a escala e organização dos colaboradores não cabe ao administrador do condomínio, mas a empresa contratada.

É uma alternativa eficaz e prática para síndicos e administradores que não querem mexer com tudo isso.

3- Ganho de tempo para outros assuntos

Por contratar mão de obra terceirizada, o condomínio não necessita fazer seleção, teste e outros processos referentes à contratação de um funcionário. Isso já poupa muito tempo do síndico.

Uma vez que o contrato da mão de obra terceirizada já inclui todas as tarefas a se desempenhar, o síndico não necessita ficar descrevendo o passo a passo. A empresa prestadora de serviços, também, oferece colaboradores especializados. Logo, não há necessidade de um treinamento.

Assim como dito no item anterior, toda a organização cabe à empresa contratada. Sendo assim, o síndico não perde tempo e pode se dedicar a outras questões condominiais. 

4- Mão de obra especializada e eficiente

A empresa prestadora de serviços oferece uma mão de obra previamente capacitada. Os profissionais já chegam ao local de trabalho praticamente prontos. 

Uma vez que já possuem conhecimento e experiência, fica mais prático e rápido. Tanto para o condomínio contratante quanto para o colaborador. Este necessita apenas reconhecer o ambiente para poderem desempenhar suas funções de maneira apropriada.

Isso gera uma eficiência e otimização no desempenho das funções. A qualidade do serviço é notável. Caso não seja o suficiente, é possível pedir para que a empresa contratada substitua o profissional.

5Cuidados 24h

Alguns serviços, como vigilância e portaria, podem ser contratados 24 horas por dia. Muitos condomínios se encontram na difícil decisão de manter um colaborador na portaria durante apenas um turno. Mas qual turno é melhor? De dia ou de noite?

A automação da portaria, usando serviços terceirizados, dá a opção de 24 horas de cuidado, com possibilidade de diminuir o custo e a burocracia. 

Não só a portaria, mas alguns condomínios comerciais necessitam de limpezas  e manutenções periódicas, pelo volume de pessoas que passam por lá. Contudo, muitas vezes, não é possível fazer isso durante os momentos de maior movimento. 

Como solução, a empresa prestadora de serviços pode oferecer profissionais que realizem as funções em horários alternativos, convenientes para os condôminos. Provavelmente, contratando CLT um funcionário para realizar a mesma tarefa nas mesmas condições, os encargos e burocracias poderiam ser maiores.

O Grupo Veralana tem mais de 20 anos de experiência no mercado. Seu condomínio pode contar com a nossa gestão para serviços terceirizados. Oferecemos soluções integradas de acordo com as suas necessidades, seja um condomínio residencial ou comercial. Dentre as opções de serviços terceirizados que ofertamos, você pode encontrar: Portaria e controle de acesso, Apoio administrativo, Copa, Limpeza. 

Se interessou? Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

About the author

Pedro Neder:

0 Comments

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Deixe uma resposta