IMG03

Cuidados que a sua empresa precisa ter ao terceirizar serviços

A terceirização de serviços uma solução que tem atraído cada vez mais organizações que desejam minimizar custos, otimizar a infraestrutura e obter qualidade em áreas técnicas.

As vantagens são diversas. A contratação de mão de obra é uma ótima alternativa para eliminar a ociosidade, gerando aumento da produtividade; elimina gastos com seleção, recrutamento e treinamento de funcionários; possibilita uma qualidade maior no serviço prestado, pois a empresa contratada é totalmente especializada naquele tipo de serviço.

Uma outra grande vantagem da terceirização de serviços é que a empresa contratante fica totalmente livre para dedicar seu foco para a atividade central do seu negócio (core business).

Contudo, para aproveitar todos os benefícios deste modelo de negócio, é necessário tomar algumas precauções. Veja alguns cuidados que a sua empresa precisa ter ao terceirizar serviços.

  1. Busque empresas ou profissionais qualificados

Um dos primeiros cuidados que a sua empresa precisa ter ao terceirizar serviços é escolher o profissional ou equipe qualificada para o desenvolvimento do serviço. Gaste tempo e energia fazendo uma pesquisa para encontrar uma empresa segura e bem qualificada. Uma boa dica é buscar referências de empresas que já têm contratado o serviço. Assim é possível descobrir se aconteceu algum problema e se os profissionais dessa empresa são realmente aptos a exercerem as funções pelas quais foram contratados.

  1. Dê preferência para empresas transparentes

Da mesma forma como buscamos profissionais qualificados, a escolha de uma empresa transparente também precisa ser uma grande prioridade. Você deve buscar por empresas que tenham suas finanças e procedimentos devidamente claros. Em outras palavras, a contratada precisa disponibilizar qualquer documentação e comprovantes que sua contratada necessitar. Isso se aplica  principalmente em relação aos funcionários. 

Comprovantes de pagamento das obrigações trabalhistas, por exemplo, devem ser apresentadas à contratante.

Uma forma de assegurar essa transparência é registrar essa exigência no contrato de prestação de serviço. Caso não aconteça o envio do pagamento dos encargos dos trabalhadores, o pagamento à contratada ficará comprometido.

Alguns dos documentos que devem ser demonstrados pela contratada e que demonstram idoneidade são:

  • Documentos que certificam a qualidade dos serviços prestados;
  • Certidão negativa de débitos e os expedidos pelo INSS;
  • Certidão negativa do Procon;
  • Documentação societária, caso seja uma sociedade.
  1. Suspeite de preços muito abaixo do mercado

Este é um cuidado indispensável que a sua empresa precisa ter ao terceirizar serviços!

Sempre desconfie de profissionais ou empresas que ofereçam serviço terceirizado muito abaixo do mercado. Por isso, fazer pesquisas é tão importante. A decisão deve ser por empresas que apresentem valores cobrados de acordo com uma média comparada às outras empresas que prestem esse mesmo tipo de serviço.

Geralmente, o valor mais baixo reflete na deficiência de qualidade do trabalho oferecido. Por isso, a estrutura empresarial, atendimento, conservação dos equipamentos e qualificação dos profissionais devem ser observadas.

Além disso, confirme se ela cumpre a legislação e quais suas normas internas e confira sua documentação.

Fique atento, pois o barato pode sair muito mais caro!

  1. Faça um contrato seguro.

Depois de escolher a empresa que irá prestar os serviços terceirizados, outro cuidado é muito importante: A elaboração de um contrato. Este documento deve ser desenvolvido de acordo com a legislação atual e garantir a segurança para as duas partes desde o início até a sua conclusão.

Um contrato bem estruturado tem espécie preventiva. Nessa direção, o documento protege a empresa de problemas judiciais e estresses desnecessários. Ele deve ser totalmente claro para garantir o cumprimento dos deveres de acordo com a necessidade da contratante e da contratada.

Informações como como prazos, valores, regras e processos de produção devem ser bem especificados no contrato.

  1.  Supervisão e fiscalização dos serviços prestados

Mesmo se tratando de um trabalho terceirizado, é importante um acompanhamento constante da contratante para garantir a qualidade deste serviço. 

Da mesma forma, é indispensável avaliar se a contratada está cumprindo o contrato, pagando corretamente os funcionários.

A Reforma Trabalhista isenta a contratante de processos trabalhistas, ficando a cargo da subsidiária todas as obrigações relativas aos direitos dos empregados. Ainda assim, a empresa que contrata o serviço pode sofrer consequências nesse sentido.

A nova lei possibilita que em caso de processo e a terceirizada não pagar a condenação, o empregado acione a contratante na justiça.

É importante assegurar que tudo esteja acontecendo de acordo com o que foi definido em contrato.

Conclusão

As vantagens ao se terceirizar serviços são realmente muitas! 

Porém, é preciso tomar alguns cuidados pode evitar muita dor de cabeça no futuro. 

Mantenha-se atento às atualizações das regras trabalhistas para manter-se de acordo com todas as normas.

Se você procura por mais informações sobre a terceirização de serviços, acesse nosso site. 

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Fale Conosco

Tem uma pergunta ou deseja entrar em contato com a gente?
Envie-nos uma mensagem.